O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Mobilidade Humana detalhou que esta quinta-feira as autoridades do país sul-americano mantiveram uma reunião com o embaixador de Moscovo em Quito, Vladimir Sprinchan, para discutir o problema fitossanitário.
Em comunicado divulgado nas suas redes sociais, o Ministério dos Negócios Estrangeiros equatoriano esclareceu que a autoridade sanitária russa não sancionou novas empresas.
Para a Associação de Exportadores de Banana do Equador (AEBE), que representa mais de 70 porcento das exportações de banana, o mercado russo é insubstituível.
O diretor executivo da Associação de Comercialização e Exportação de Bananas do Equador (Acorbanec), Richard Salazar, disse à imprensa local que estão à espera da resposta de Moscovo, uma vez que as observações da agência fitossanitária russa já foram tecnicamente tratadas.
O país euro-asiático é o principal destino da banana equatoriana e, segundo dados da Acorbanec, representa 21% das vendas totais da fruta.
A suspensão ocorreu em meio à tensão gerada pela decisão do Equador de entregar aos Estados Unidos equipamentos militares russos supostamente não utilizados.
No entanto, em 8 de fevereiro, Kevin Sullivan, Secretário Adjunto do Departamento de Estado dos EUA para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, reconheceu que a entrega fazia parte de “um acordo” para a transferência de armas para a Ucrânia.
O Ministro da Produção, Comércio Externo, Investimento e Pescas, Sonsoles García, excluiu que as sanções à venda do fruto fossem uma retaliação do Kremlin e considerou o caso como técnico.
Para além da situação das exportações, os analistas consideram um erro a decisão do governo de Noboa de enviar armas para Washington.
“Este episódio é mais um exemplo da política errática que os sucessivos governos equatorianos têm mantido desde o tempo de Lenín Moreno (2017-2021) e é um reflexo e consequência do alinhamento irrefletido mantido com os Estados Unidos, comentou o ex-vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Fernando Yépez à estação de rádio local Radio La Calle.
lam/avr/glmv