Por meio da rede social X, Belliboni disse que irá aos Tribunais Federais desta capital às 10:00 horas locais, acompanhado por membros de sua organização e da Frente de Esquerda.
Na semana passada, o chefe de Estado postou no Instagram uma imagem de si mesmo como o Exterminador, uma referência a um filme estadunidense no qual uma criatura composta de elementos orgânicos e cibernéticos viaja no tempo para assassinar a resistência humana.
Na publicação, Belliboni, sindicalistas, deputados e governadores são identificados como alvos, de modo que o legislador de Buenos Aires, Gabriel Solano, alertou sobre a gravidade do fato.
“É praticamente uma ameaça de morte. Devido ao simbolismo do filme, significa exterminar uma pessoa. É grave vindo do chefe do poder executivo, uma vez que ele não só tem as forças de segurança à sua disposição, mas sua mensagem também pode funcionar como uma instigação”, apontou.
Por sua vez, o secretário geral da Associação de Trabalhadores do Estado nesta capital, Daniel Catalano, enviou uma carta-documento ao presidente para exigir o fim de pronunciamentos desse tipo.
Isso nada mais faz do que promover o discurso de ódio e a violência, além de ser discriminatório, contrário à Constituição e uma ameaça. Nós o responsabilizamos criminal e civilmente por quaisquer consequências, afirma o texto.
Isso só demonstra seu desprezo pelo estado de direito, pela liberdade de associação e pela democracia. Isso nos leva de volta aos tempos mais sombrios, acrescenta.
npg/gas/mb