Só Hanói ultrapassou os 650 mil turistas recebidos durante o feriado, que durou de 8 a 14 de fevereiro, dos quais cerca de 103 mil eram viajantes internacionais, segundo fontes do setor.
O afluxo de turistas naquela semana foi 21,6% superior ao mesmo período do ano passado, enquanto a renda foi estimada em 98 milhões de dólares, 35,1% superior à de 2023.
Relativamente aos principais mercados emissores de visitantes estrangeiros, o Departamento de Turismo de Hanói especificou que são a Coreia do Sul, a China, os Estados Unidos, a Índia, a França, o Reino Unido, a Alemanha e o Japão.
Entre os locais mais visitados durante o Tet nesta capital está o Mausoléu de Ho Chi Minh, aberto ao público desde agosto de 1975, onde compareceram cerca de 57 mil veranistas, incluindo mais de 29 mil estrangeiros, para prestar homenagem ao herói da independência nacional.
Também foi intenso o movimento de pessoas na cidade de Ho Chi Minh, cujo aeroporto internacional Tan Son Nhat recebeu na véspera quase 148 mil passageiros, o nível mais elevado desde o início da época alta do Ano Novo Lunar, que ali chegaram a bordo de 836 voos.
A metrópole do sul tinha entre suas principais atrações para as celebrações do Tet a rua das flores Nguyen Hue, onde segundo a agência de notícias VNA a figura do dragão aparecia com formato e tamanho impressionantes.
Estima-se que entre 7 e 14 de fevereiro mais de 1,2 milhão de visitantes percorreram esta estrada, especialmente preparada para as celebrações do Ano Novo Lunar e considerada a mais bela do género nas últimas duas décadas.
Tanto é que, segundo os responsáveis pela preparação da caminhada, foram publicadas nos meios de comunicação e nas redes sociais cerca de 10 milhões de imagens relacionadas com a Rua das Flores Nguyen Hue 2024.
Outras cidades onde o movimento turístico foi considerável durante as celebrações do Tet foram Da Nang, no centro do país, onde chegaram 177 mil visitantes internacionais, e as províncias de Ninh Binh (100 mil), Quang Nam (97 mil) e Quang Ninh. (90 mil).
jf/mpm / fav