Na Embaixada de Djibuti na Etiópia, os dois lados rubricaram um Acordo Geral sobre Cooperação Intergovernamental Econômica, Técnica, Social e Científica, um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas entre os ministérios das relações exteriores e um acordo de isenção de visto para passaportes diplomáticos e de serviço.
De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores de Angola, o Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas “baseia-se na intenção de fortalecer os laços de amizade e cooperação existentes, confirmando seu compromisso com os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas”.
A convenção também é um reconhecimento dos benefícios da comunicação e consulta em vários níveis, de acordo com as respectivas leis e regulamentações nacionais, disse a fonte.
Enquanto isso, o Acordo Geral de Cooperação visa estabelecer as bases para o intercâmbio econômico, técnico, social e científico entre instituições, pessoas jurídicas e físicas interessadas, com base no princípio da igualdade, reciprocidade e soberania.
As áreas de interesse de ambas as partes incluem os campos político e diplomático de defesa e segurança, incluindo o combate ao terrorismo, bem como a indústria, o comércio, o transporte, a infraestrutura e a energia.
“Os dois países também pretendem compartilhar experiências no campo da gestão portuária e promover intercâmbios no setor de negócios privados”, disse o comunicado.
O acordo de isenção de visto, por outro lado, permitirá que os portadores de passaportes diplomáticos e de serviço entrem, saiam e transitem pelo território da outra parte e os autorizará a permanecer por um máximo de 90 dias em um período de 180 dias sem visto.
mem/kmg/bm