Um comunicado da organização indica que o encontro será realizado no ano do 46º aniversário do diálogo histórico entre o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro (1926-2016) e 75 representantes de todo o espectro da emigração cubana nos Estados Unidos e em outros países.
A nota convida a participar os associados da Accreven e os residentes cubanos em geral.
Destacou que o evento dará continuidade aos debates e experiências da IV Conferência Nação e Emigração, realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2023 em Havana.
Também fará um balanço do trabalho realizado nos últimos anos pelas diferentes associações estatais, fortalecendo os vínculos entre elas e com os ramos do Movimento de Amizade e Solidariedade Mútua Venezuela-Cuba.
Entre os temas a serem abordados estará a apresentação de novas sugestões ou propostas como parte do processo de continuidade permanente do intercâmbio iniciado em Havana com a IV Conferência sobre A Nação e Emigração, que contou com a presença de mais de 400 cubanos residentes em diversas partes do mundo.
Será avaliado o trabalho realizado nos últimos anos pela Direção Nacional e pelas diversas associações estaduais, bem como serão revistas as ações em defesa da pátria, especialmente contra o bloqueio e o trabalho de informação e divulgação.
Junto com isso, também, a vontade de contribuir para o desenvolvimento econômico da nação caribenha.
rgh/jcd/hb