5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex-metrópoles usam políticas de sanções, disse Lavrov (+Foto)

Ex-metrópoles usam políticas de sanções, disse Lavrov (+Foto)

Moscou, 16 fev (Prensa Latina) As antigas metrópoles usam a política de sanções ilegais para impor seu domínio à maioria global, disse hoje o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao discursar na sessão plenária do fórum contra o neocolonialismo.

O chefe da diplomacia russa lembrou que os bloqueios contra a heroica Cuba, a Venezuela, a Nicarágua e outras nações como a República Popular Democrática da Coreia são um exemplo palpável das políticas mantidas pelos Estados Unidos e pelos países europeus.

No seu discurso no fórum para a Liberdade das Nações organizado pelo Partido Rússia Unida, sob o tema Luta contra as práticas modernas do neocolonialismo, que se reúne hoje na Casa dos Sindicatos de Moscou, Lavrov destacou que o dinheiro destinado ao desenvolvimento é usado em armas para a Ucrânia e outros países.

Salientou também que num momento difícil para a humanidade como a pandemia de Covid 19, os países desenvolvidos recusaram-se a certificar a vacina russa, privando milhares de pessoas no mundo da possibilidade de cura, enquanto certificavam as dos consórcios ocidentais, que se recusou a doá-lo aos mais pobres.

Lavrov também criticou a existência em território ucraniano de laboratórios de grandes consórcios médicos dos Estados Unidos e da Europa, que faziam experiências na população local, incluindo crianças, sendo o destino destes estudos ainda desconhecido.

Muitos no chamado Sul Global compreenderam a necessidade de uma nova ordem mundial e surgiram muitas entidades como os BRICS, a União Africana e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, com o objectivo de alcançar uma sociedade mais multilateral e mundo justo, acrescentou ele, o ministro das Relações Exteriores da Rússia.

Por último, Lavrov lembrou que a luta contra o neocolonialismo é fundamental, porque apesar de todos os progressos alcançados, ainda existem 17 povos no mundo que vivem em condições de colonialismo, e devemos unir forças para acabar com isso.

mem/gfa/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES