O projeto do republicano acontecerá em Eagle Pass e tem como objetivo impedir a travessia de migrantes indocumentados por aquela área, uma das mais utilizadas por pessoas que pretendem chegar irregularmente ao território norte-americano.
Eagle Pass continua a ser o foco do conflito entre as autoridades estaduais e federais sobre a questão do controle de fronteiras.
Como parte de sua operação anti-imigração Lone Star (lançada em 2021), o governador também ordenou a colocação de uma barreira de bóias sobre o Rio Grande, que é alvo de fortes disputas e que um tribunal superior ordenou a remoção de acordo com um pedido da administração por Joe Biden.
O governo do Texas assumiu o controle do Shelby Park em Eagle Pass – onde não permite a entrada de agentes da Patrulha de Fronteira – para processar migrantes que cruzam o rio.
Então, para Abbott A nova base da Guarda Nacional permitirá consolidar as suas forças e “aumentar a rapidez e flexibilidade” para responder às tentativas de entradas ilegais.
O governador, fiel aliado do ex-presidente Donald Trump, é um dos mais fortes críticos de Biden, a quem culpa pela crise migratória porque – diz – tem praticado uma política de fronteiras abertas.
Sem dúvida, o atual ocupante da Casa Branca tem a questão da imigração como uma das suas principais vulnerabilidades face às eleições de 5 de novembro.
oda/dfm/ls