5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Internet poderia ser gratuita em escolas e universidades na Guatemala

Internet poderia ser gratuita em escolas e universidades na Guatemala

Cidade da Guatemala, 18 fev (Prensa Latina) Congresso (unicameral) da Guatemala busca aprovar lei para garantir acesso gratuito para Internet em escolas, faculdades, universidades e seus alunos, diante da desigualdade atual nesta questão.

Após os debates da semana passada, o presidente do Legislativo, Nery Ramos, destacou a importância de haver regulamentações desse tipo e garantiu que, quando finalizado, o benefício será para toda a população.

A Iniciativa 5889, apresentada pelo partido Semilla no Parlamento no início de março de 2021 com base nos danos da pandemia Covid-19 e nos atrasos no avanço tecnológico e nas inovações digitais existentes, foi aprovada nas suas duas primeiras leituras.

Com os regulamentos do Ministério da Educação e das universidades As autoridades nacionais teriam que criar uma lista de páginas úteis para o desenvolvimento de pesquisas e entrega de trabalhos online, entre outras atividades escolares.

A Superintendência de Telecomunicações ficaria encarregada de receber as informações e habilitar os provedores de Internet liberar seu acesso.

Eu estabeleceria que a velocidade de navegação em sites gratuitos é de pelo menos cinco megabytes por segundo; No entanto, alguns deputados propuseram uma modificação nesse sentido, para ultrapassar esse valor.

A Lei, segundo analistas locais, motiva o debate público sobre a Internet e o desenvolvimento tecnológico que necessita este território centro-americano, onde a rede informática é um luxo para uma determinada parte da população.

Apenas 21,3% dos domicílios guatemaltecos Tem computador e no dia 17 tem acesso à navegação quer por cabo coaxial, fibra ótica ou telefone fixo, foram apresentados os últimos dados oficiais.

A disparidade de pobreza no país reflecte-se na conectividade e, por exemplo, no departamento de Alta Verapaz 86 % dos seus habitantes não têm acesso à Internet, seguido de perto por Quiché com 85 e Huehuetenango 80%.

Em termos educativos, políticos e tecnológicos, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Governo destina apenas 0,029% do produto interno bruto à investigação e desenvolvimento científico.

Este número contrasta com o dos Estados da região e está distante das grandes potências como Estados Unidos, China, Japão e Coreia do Sul. ode/znc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES