Durante o seu discurso no fórum contra o neocolonialismo que se reuniu em Moscovo, Kim Su Gil, membro suplente do Bureau Político de Comitê Central de Partido da Coreia do Sul (WPK), indicou que a aspiração das nações de construir a sua própria força e alcançar o desenvolvimento à sua maneira está a tornar-se mais forte a cada dia.
O também secretário-chefe do Comitê do PTC nesta capital revelou que os Estados Unidos e outros países ocidentais, perturbados pelo declínio da sua hegemonia, recorrem a uma política neocolonialista moderna com o objetivo de manter a subjugação político-militar.
Além disso, as potências ocidentais procuram preservar um espaço para a penetração económica através do confronto e da desconfiança entre estados, nações e religiões e de tragédias sangrentas no planeta, disse o chefe da delegação da RPDC na reunião de Moscou.
Os Estados Unidos e os seus aliados procuram reforçar a estrutura da “nova guerra fria” à escala global, após a eclosão das guerras na Ucrânia e no Oriente Médio e a degeneração do ambiente de segurança internacional, considerou o líder coreano.
Por outro lado, ao discursar na sessão “Pela liberdade das nações” no referido fórum, Kim advertiu que a RPDC nunca tolerará a violação da soberania nacional pelos Estados Unidos.
Da mesma forma, o nosso país promoverá a unidade e a solidariedade com todos os estados e partidos políticos e lutará para defender a justiça e a paz e para estabelecer a nova ordem internacional, disse ele.
O PTC estará sempre ao lado de todos os partidos políticos progressistas do mundo na luta contra a ditadura e a arbitrariedade dos imperialistas e na construção de um novo mundo independente, garantiu.
npg/to/ls