Dayron Fundora, chefe do Departamento de Recursos Naturais da Subdelegação de Meio Ambiente em Ciego de Ávila, disse que em cada lugar avaliam os planos de gestão, especialmente os projetos destinados à vigilância e proteção, e as condições da sinalização informativa e proibitiva.
Acrescentou que também vigiam o desenvolvimento de projectos de investigação, as forças e recursos destinados a preservar o património natural e as acções de educação ambiental e participação comunitária, já que muitas das áreas apresentam elementos-chave de um determinado ecossistema.
Na província de Ciego de Ávila, foram definidos 11 ambientes prioritários, seis dos quais são áreas protegidas administradas pela Empresa para a Conservação da Flora e da Fauna.
Um dos principais é o Parque Nacional Jardines de la Reina, a primeira área marinha protegida de Cuba a obter o prémio Blue Park, na categoria Ouro, avalizado pelo trabalho de salvaguarda dos recursos naturais e pela gestão adequada da sua vegetação e animais marinhos.
Também no sul de Ciego de Ávila encontra-se o Refúgio Faunístico Cayos de Ana María, uma região faunística importante do ponto de vista científico, pois é o habitat de numerosas espécies de ictiofauna submarina de elevado valor comercial e alberga a subespécie endémica local ameaçada da hutia conguina em terra.
Outra área protegida é a Loma de Cunagua, a maior área selvagem do território, formada por florestas semi-decíduas, com 16 tipos de lagartos, dois deles endémicos, e mais de 150 variedades de aves, incluindo o arriero, a cartacuba e o tocororo, a ave nacional de Cuba.
Perto está o Refúgio de Fauna El Venero, um prado pantanoso que, embora não se destaque pela sua beleza, é o único lugar na região central onde vive o grou cubano, uma ave endémica restrita e ameaçada de extinção.
Os restantes dois locais de importância encontram-se no norte do ilhéu de Cayo Coco, um dos quais é a Reserva Ecológica Centro-Oeste de Cayo Coco, que ocupa quase 85 porcento do ilhéu e faz parte do corredor migratório do Atlântico Norte, com numerosos grupos de aves, insectos, aracnídeos e répteis.
Por último, destaca-se o conjunto natural Dunas de Playa Pilar, em Guillermo Key, onde sobressaem os montes de areia fóssil mais altos do Caribe Insulares, com características muito peculiares, pois são montes estabilizados que não migram com o passar das estações de inverno e verão.
oda/nmt/glmv