No que diz respeito à 32ª edição da Feira Internacional do Livro de Havana, o evento acontecerá na sala Villena da sede daquela organização, onde um painel abordará também a vida e obra do prestigiado escritor cubano Eliseo Diego no 30º aniversário de sua morte.
No casarão central do Vedado também serão apresentadas apresentações de livros das editoras Unión, Cauce e diversas antologias de poesia da Coleção Sul.
Conforme noticiado pela Uneac, entre as propostas para ambos os dias estão as apresentações do romance Cherie, vencedor do Prêmio Ítalo Calvino 2021, de Dazra Novak, da autoantologia Cuentos alaza, da vencedora do Prêmio Nacional de Literatura 2023, María Elena Llana, e de Os amores de Celia, de Soledad Cruz.
Está previsto para amanhã um evento em homenagem ao povo da Palestina que inclui a assinatura de um acordo de colaboração entre a União Geral de Escritores e Literatores Palestinos e a Associação de Escritores Uneac, bem como leituras de poesia, mensagens de solidariedade, apresentações de dança e musicais.
Entre as leituras de poesia, são esperadas as realizadas pelo conceituado poeta e etnólogo Miguel Barnet e por escritores e intelectuais Nancy Morejón, Waldo Leyva e Alex Pausides, além de poetas palestinos.
Tendo o Brasil como país convidado de honra e dedicada à filósofa, pesquisadora e intelectual cubana Isabel Monal e ao escritor e professor de arte Francisco López Sacha, a XXXII Feira Internacional do Livro tem a Uneac como um dos subespaços mais atrativos do evento fora dos espaços da Fortaleza de San Carlos de La Cabaña.
jf/mml/ls