Lavrov Neste dia, depositará uma coroa de flores no Memorial José Martí, antes do encontro com Rodríguez Parrilla, com quem analisará o estreitamento dos laços políticos, a situação regional e internacional, bem como a cooperação econômico-comercial, entre outros temas.
Ambos os países mantêm relações com fundamentos históricos, baseadas nos tradicionais laços de amizade entre os povos dos dois estados.
Rússia tradicionalmente apoia a resolução apresentada por Cuba perante a Assembleia Geral da ONU sobre a necessidade de acabar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por Estados Unidos para mais de seis décadas.
Lavrov Rejeitou o cerco norte-americano em quase todas as sessões de alto nível da Assembleia Geral da ONU de 2014 a 2023, embora também o tenha feito publicamente noutros cenários.
Além disso, a Duma Estatal (câmara baixa russa) aprovou desde 2014 e por unanimidade uma resolução condenando o bloqueio dos EUA, enquanto o Conselho da Federação (Senado) o faz desde 2016.
Cuba reconhece a importância da cooperação e do investimento da Rússia, que participa em diversas esferas do programa de desenvolvimento da ilha até 2030, destaca a Chancelaria.
O governo deste país caribenho ratifica seu propósito de manter o desenvolvimento de laços em todos os campos de interesse mútuo, bem como de colocar em prática os documentos aprovados pelos dois estados.
Cuba também agradece a ajuda fornecida pela Rússia nos tempos difíceis da pandemia Coovid-19, especialmente no que diz respeito à produção de oxigênio, transporte de alimentos e outros suprimentos médicos.
Há um ano, a Rússia doou 25 mil toneladas de farinha de trigo a este país e através de organismos internacionais disponibilizou uma quantia financeira para apoiar o trabalho do centro regional cubano-russo de resgate e preparação de bombeiros.
Lavrov Visitou esta nação em diversas ocasiões e desta vez o faz, quando Cuba, na qualidade de Estado observador, fortalece as suas relações com a União Econômica Eurasiática.
jcm/to/ls