Capote foi um dos primeiros analistas da política científica e tecnológica de Cuba e sua relação com o desenvolvimento econômico e social, além de ter sido Acadêmico de Mérito da Academia Cubana de Ciências e membro relevante da SEAP.
Sua impressionante obra escrita inclui os títulos Cuestiones de la ciencia y la tecnología en Cuba e Ciencia y tecnología en Cuba. Antecedentes y desarrollo, bem como sua participação na compilação dos pensamentos de Fidel Castro sobre ciência, tecnologia e sociedade no período de 1959 a 1991.
Também legou uma importante coleção de artigos para a Revista Anales de la Academia de Ciencias de Cuba e para a Revista Bimestre Cubana, o órgão de publicação da SEAP.
Em 2001, ele recebeu a Ordem Carlos J. Finlay, a mais alta condecoração nacional concedida a cientistas cubanos e estrangeiros.
Um dos desafios da SEAP é cultivar ainda mais sua história, suas ações ao longo de dois séculos e ocupar um lugar maior no processo de transformações que estão ocorrendo no país e no trabalho comunitário. Sua tarefa social é mobilizar a comunidade científica e técnica de acordo com os objetivos estabelecidos pela Revolução Cubana.
Além disso, incentivar a troca e o debate plural de opiniões para formar critérios sobre questões relacionadas à promoção da educação, ciência, cultura e proteção ambiental.
mem/rs/bm