O projeto, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o qual apoia o desenvolvimento sustentável dos países em busca de maior acesso ao conhecimento e aos recursos, concentra-se no manejo do gado e sua interação com o ecossistema.
De acordo com o site www.giron.cu, a implementação de um sistema de lotação adequado é essencial para a produção efetiva de leite e carne bovinos e, ao mesmo tempo, ajuda a melhorar o desenvolvimento e a altura das pastagens.
Com essa ação, a alimentação do gado é melhorada e suas excretas, convertidas em matéria orgânica, contribuem para capturar o dióxido de carbono que existe no ar e depositá-lo no solo, melhorando a função do solo, que se tornou um sumidouro de carbono.
O diretor de projetos da ACPA, Carlos León, afirmou que, com o sistema de aquarticulação dos animais, obtém-se uma maior retenção da umidade do solo e, juntamente com as gramíneas, beneficia as outras culturas e plantas locais.
León acrescentou que o projeto também tem um impacto sobre o aumento da infiltração das chuvas nas fontes de água subterrâneas, nesse caso um dos principais suprimentos de água para o aqueduto da cidade de Matanzas, razão pela qual é de grande importância para a bacia hidrográfica do território.
Com o desenvolvimento do projeto apoiado pelo PNUD, Matanzas busca promover o desenvolvimento da pecuária, um aspecto vital para a economia da província ocidental.
rgh/ads