O livro, publicado pelo Instituto Cubano de Pesquisas Culturais Juan Marinello, é o resultado de uma extensa pesquisa de Hamlet López, María Carla O’Connor e Lilianna Chang, professores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana.
De acordo com os especialistas, a IA generativa tem impactos significativos sobre a produtividade em diversos setores econômicos.
Portanto, é essencial que os profissionais cubanos desenvolvam as habilidades necessárias para explorar tais tecnologias, a despeito dos obstáculos impostos pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA.
Sentimos que era necessário primeiro explicar às pessoas do que se trata essa tecnologia, por que todos estão falando sobre ela, seus benefícios, mas ao mesmo tempo quais são as áreas mais controversas, Chang disse à Prensa Latina.
Ao longo de seus cinco capítulos, ele enfatizou, o texto visa detalhar o que é IA por meio de diferentes formatos, a partir de uma visão mais crítica da tecnologia.
Ele explicou que, por meio de uma linguagem acessível, o livro também desmistifica as previsões apocalípticas sobre o uso da IA, ao mesmo tempo em que nos lembra que a IA é uma tecnologia construída por humanos, com seus sonhos e defeitos.
O impacto de uma tecnologia sempre vai depender de como as pessoas a utilizam, disse ela.
Na opinião de Chang, De GPT para LLaMA não beneficiará apenas os estudantes e profissionais cubanos, mas também qualquer pessoa que precise usar um computador para trabalhar, preencher relatórios, pesquisar informações e processar textos e imagens.
Chang lembrou que, embora a inteligência artificial esteja em desenvolvimento há décadas, o mês de novembro de 2022 foi um marco nesses processos, pois mudou a percepção de uso e a utilidade dessa ferramenta com a chegada do ChatGPT.
Para uma interação eficiente com a IA, como o ChatGPT, Claude ou LLaMA comentou que é preciso fornecer detalhes para obter respostas relevantes e precisas do modelo.
De acordo com a imprensa, Cuba está se esforçando para gerar políticas que permitam aproveitar melhor os benefícios oferecidos pela inteligência artificial generativa, bem como estabelecer proteções e mecanismos de segurança para que a interação com a tecnologia esteja de acordo com os valores da ilha.
O livro, apresentado na 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, está disponível gratuitamente no site do Instituto Cubano de Pesquisas Culturais Juan Marinello.
rgh/mks