19 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China vai se iluminar com o Festival das Lanternas (+Foto)

China vai se iluminar com o Festival das Lanternas (+Foto)

Beijing, 24 fev (Prensa Latina) O Festival das Lanternas ocorre na China no décimo quinto dia do Ano Novo Lunar e hoje marca o fim das celebrações do Festival da Primavera.

À noite o céu de várias cidades do gigante asiático e da região será iluminado com milhares de lanternas que durante estas últimas semanas decoraram casas, escolas, empresas, mercados e parques.

As famílias degustarão juntas pratos típicos da gastronomia tradicional como o arroz glutinoso, o peixe ou o Hot Pot e assim se despedirão das celebrações de boas-vindas ao Ano Novo Lunar.

O Festival das Lanternas não se limitou a um único dia e nos últimos dias diversas atividades, feiras e espetáculos de luzes fizeram parte da tradição.

Para citar exemplos, as apresentações da Ópera de Beijing nos templos desta capital permitiram a centenas de visitantes vivenciar uma tradição de dois séculos de história.

Na cidade de Shantou, no sul da província de Guangdong, atividades culturais folclóricas, como grandes tambores e danças do leão, atraíram grandes multidões.

Já em Zhuhai, grupos artísticos apresentaram a dança do leão cantonês, conhecida como “Leão do Sul”, típica desta região.

Outras atividades como os fogos de artifício em ferro fundido e o espetáculo de lanternas ou figuras luminosas ajudaram a recriar o ambiente festivo em todas as províncias do país.

Segundo pesquisas especializadas, esta festa começou a popularizar-se durante a dinastia Han (206 a.C.-25 a.C.) e duas lendas tentam explicar a sua origem.

A primeira é uma tradição antiga que remonta aos tempos do imperador Ming da dinastia Han e está relacionada com o simbolismo de deixar o velho para trás para dar lugar ao novo, com raízes na expansão do budismo no país asiático.

A outra lenda, mais popular, é estrelada pelo Imperador de Jade. Segundo a história, alguns aldeões mataram seu guindaste favorito, então ele decidiu se vingar queimando sua aldeia.

Ele pensou em fazer isso no 15º dia após o ano novo lunar, mas quando sua filha descobriu o plano decidiu ajudar os moradores e alertou-os sobre o que iria acontecer.

Para se salvarem, os habitantes penduraram lanternas vermelhas, que iluminaram com velas, e acenderam grandes fogueiras para que, de longe, parecesse que a aldeia estava completamente em chamas e assim enganaram o Imperador.

ro/idm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES