Foi novidade que o partido de Bukele obteve supermaioria na Assembleia Legislativa com 54 cadeiras, quatro a menos que as planejadas pelo presidente na noite de 4 de fevereiro, quando antecipou sua vitória em um grande evento de seus seguidores na Plaza Gerardo Barrios del histórico centro desta capital.
De 1º de maio de 2024 a 30 de abril de 2027, a cor ciano (azul) que identifica o toldo pintará o legislativo com uma forma de fazer política que recebeu um sim esmagador dos salvadorenhos nas urnas, onde Bukele registrou um aumento significativo de votos.
Durante a semana, a notícia também foi a queda registrada nas eleições pelos dois partidos de polos opostos da política local, a Aliança Republicana Nacionalista (Arena, direita) e a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN, esquerda), esta última sem representação parlamentar a partir de maio.
Os relatórios sobre a configuração da nova Assembleia de 60 assentos, a anterior era de 84, mostram que a NI obteve uma supermaioria de 54, o partido da Concertação Nacional (PCN), dois, o Partido Democrata Cristão, um, Arena, dois, e vamos lá, um deputado.
Os resultados destas eleições reafirmaram o domínio da NI no cenário político nacional e com esta super maioria poderão fazer avançar a agenda da Casa Presidencial sem depender de outros grupos para a sua aprovação.
A partir de agora, os institutos políticos do país aumentarão a campanha rumo às eleições municipais e ao Parlamento Centro-Americano (Parlacen) que se realizarão no dia 3 de março, o que completaria o atual ciclo eleitoral.
Durante a semana a oposição exigiu a anulação das eleições legislativas, mas o TSE rejeitou a ação, além de reiterar que as eleições municipais para selecionar 44 prefeitos, conselhos municipais e os 20 representantes do país no Parlamento Centro-Americano (Parlacen) serão ocorrerá na data agendada.
Também ganhou as manchetes a campanha do Ministério do Turismo para promover a chamada indústria sem fumaça, que já representa 11 por cento do Produto Interno Bruto e é na verdade uma das locomotivas que impulsionam a economia local, cujas receitas são lideradas por remessas e exportações.
No caso das remessas, foi reportada uma diminuição no mês de janeiro, após aumentos sustentados que levaram o país a receber pouco mais de 8,100 milhões dólares em 2023, enquanto as exportações cresceram 1,6 em janeiro, após 10 meses de contração.
mem/lb / fav