Em diálogo com a Prensa Latina, Quintero especificou que o evento incluirá sete filmes e dois curtas-metragens, que abordam a história, o humor, a idiossincrasia e os desafios da sociedade cubana, numa espécie de ponte cultural entre os dois países.
Assim como em sua primeira edição, realizada no ano passado, o Festival de cinema cubano de Vitry-sur-Seine, responde a uma iniciativa da associação Cuba Coopération France (CubaCoop) em coordenação com a Câmara Municipal da pitoresca comuna do departamento de Val-de-Marne, que se destaca pela sua solidariedade e simpatia para com o Nação antilhana.
Os filmes selecionados são Ciudad en Rojo (2008), dirigido por Rebeca Chávez; Por que meus amigos estão chorando? (2017), de Magda González; O Sonhador (2004), de Angelo Rizzo; Fátima ou o parque da fraternidade (2014), de Jorge Perugorría; Habanastation (2011), de Ian Padrón, e as comédias Lista dewaita (2000), de Juan Carlos Tabío, e Juan de los Muertos (2011), de Alejandro Brugués.
Segundo Quintero, primeiro vice-presidente da CubaCoop, também serão exibidos os curtas Blue Cha Cha (2012), de Ernesto Daranas, e La gota de agua (2022), de Yaimí Ravelo e Iriana Pupo, este último uma história comovente reflete o impacto do bloqueio dos EUA imposto à ilha durante mais de seis décadas.
O festival terá espaços em Vitry-sur-Seine para celebrar a amizade, a solidariedade e a cultura do país caribenho, com uma festa popular prevista para o dia da inauguração e um evento musical enquadrado no desenvolvimento em França da sempre esperada Fête de la musique , ele afirmou.
No contexto da primeira edição do evento, em junho do ano passado, o prefeito de Vitry-sur-Seine, Pierre Bell-Lloch, destacou a oportunidade que o cinema representa aproximar os dois países.
Estamos muito felizes por acolher este festival, porque para nós é importante promover o diálogo e a cooperação entre as pessoas, e o cinema, e as artes em geral, proporcionam a possibilidade de partilhar emoções e aspectos da vida quotidiana, disse então à Prensa. Latina.
jf/wmr/ls