Para uma cidade mais comprometida com seu legado histórico, a distinção é concedida a entidades e personalidades que se destacaram em múltiplas tarefas relacionadas ao cuidado de um patrimônio sociocultural reconhecido pela Unesco em mais de uma ocasião.
Também como parte das comemorações do 27º aniversário da instituição, esse reconhecimento foi dado a profissionais como María Carmenates, diretora do Plano Diretor da própria OHCC, Fernando Barcelona, acadêmico de destaque do Escritório, Kezia Henry, Henry Mazorra e Lourdes Gómez, todos com uma trajetória notável.
O diretor do OHCC, José Rodríguez, elogiou o trabalho de seus colegas e insistiu que “sem tanto amor e dedicação em meio a tantas vicissitudes, da parte de vocês, não teríamos chegado a esse ponto com esse orgulho que nos caracteriza”.
Responsável por vários projetos para salvaguardar nossa cultura e identidade, o Escritório do Historiador dessa cidade é uma entidade viva e protagonista de projetos que vão desde a colaboração acadêmica internacional até o treinamento de crianças com deficiências, incluindo uma Escola de Escritório para Restauração.
Em fevereiro deste ano, o OHCC realizou uma nova edição do evento Desafios na Gestão e Administração de Cidades, que teve caráter internacional, com a participação de especialistas da Rede de Historiadores e Conservadores de Cuba, além de acadêmicos de diferentes universidades do país.
mem/fam/bm