Essa medida significa o início da reforma do documento da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) que está em vigor há 36 anos, revelou o órgão regional em sua conta na rede social X.
A publicação lembrou que o novo tratado foi adotado pelos Chefes de Estado e de Governo durante a 14ª Sessão Ordinária da Cúpula realizada em Djibuti em 12 de junho. A ampliação e a diversificação das áreas de cooperação entre os países membros e com a comunidade internacional serão o foco das mudanças.
O secretário executivo da IGAD, Workneh Gebeyehu, elogiou o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, por sua liderança nessa importante etapa, um sinal do compromisso do país com a cooperação regional e com a promoção da colaboração internacional no âmbito da Autoridade.
Gebeyehu incentivou os demais estados-membros a seguirem o exemplo de Djibuti e Adis Abeba ao ratificarem o tratado de estabelecimento, promovendo uma vontade compartilhada de fortalecer a colaboração regional e a unidade entre as nações.
mem/nmr/bm