Esse é o caso da edição mais recente de La Edad de Oro (A Idade de Ouro) – incrementada por códigos QR – publicada pelo Centro de Estudios Martianos (CEM), localizado nessa capital.
Esse formato interativo da revista publicada pelo patriota cubano José Martí promove uma experiência relacionada aos jovens, já que, “por meio de um dispositivo móvel, conexão com a Internet e um aplicativo de digitalização instalado, é possível ver vídeos e pôsteres relacionados à revista”.
O CEM foi um subanfitrião da recém-concluída Feira Internacional do Livro de Havana e, nesse contexto, apresentou a novidade literária e tecnológica mencionada acima.
A edição também foi revelada como parte do Dia De Cara al Sol, o 130º aniversário da queda em combate de Martí, o herói nacional de Cuba.
Agora ele pode ser baixado do Portal José Martí do CEM, e uma versão impressa estará disponível em breve.
Ambos apresentam uma ampla variedade de conteúdo informativo, visual e referencial das quatro edições de La edad de oro, escritas inteiramente por Martí e publicadas mensalmente entre julho e outubro de 1889.
Também no calor do festival de letras de fevereiro deste ano em Cuba, e em homenagem a Carlos Manuel de Céspedes, reconhecido como o Pai da Pátria, a versão em e-book de Los silencios quebrados de San Lorenzo é apresentada sob o selo da Ediciones Boloña.
De autoria do escritor e ensaísta Rafael Acosta de Arriba, o livro presta homenagem à retomada das lutas pela independência e a Céspedes no 150º aniversário de sua queda em combate.
Com a participação de membros criativos da União de Escritores e Artistas de Cuba, o e-book é um texto essencial para entender a estatura histórica e as contribuições de Céspedes, um pilar das guerras de emancipação contra o domínio espanhol no século XIX.
mem/dla/bm