O ano passado está gravado nas nossas memórias, não só devido aos desafios globais que enfrentámos, mas também devido ao espírito inabalável e à ação colectiva que definem a Caricom, afirmou.
Estivemos sempre à altura da ocasião, pelo que é justo que nos juntemos agora para reconhecer os progressos significativos realizados numa série de frentes”, sublinhou Skerrit.
Sob a sua liderança, a Caricom deu passos concretos no sentido da autossuficiência através da aplicação contínua da política agrícola da Comunidade, incentivando a inovação e as parcerias entre agricultores, incluindo o aumento das dotações orçamentais, a introdução de novas culturas, a melhoria dos investimentos e as colaborações transfronteiriças.
O Sr. Skerrit também destacou a assinatura de um acordo de dupla tributação que facilitou o comércio e o investimento na Comunidade, reforçando a resiliência económica e gerando sinais positivos de recuperação nos sectores do turismo, bem como na defesa de uma ação climática ambiciosa.
No âmbito da 46.ª Reunião Ordinária dos Chefes de Estado do bloco, o Presidente agradeceu aos seus homólogos, à Secretária-Geral Carla Barnett e à equipa do Caricom na Domínica, bem como às organizações internacionais e aos parceiros que uniram esforços.
npg/chm/glmv