5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Parlamentos de Cuba e Angola aprofundam relações bilaterais

Parlamentos de Cuba e Angola aprofundam relações bilaterais

Luanda, 27 fev (Prensa Latina) Os presidentes das assembleias nacionais de Cuba, Esteban Lazo, e de Angola, Carolina Cerqueira, discutiram nesta terça-feira (27) as relações entre os dois parlamentos e possíveis ações para fornecer os laços de trabalho.

Cerqueira deu as boas-vindas ao seu homólogo cubano na Casa das Leis de Angola, acompanhado por um grupo de parlamentares, e disse ser uma grande honra recebê-lo e assim aprofundar os laços históricos de amizade entre os dois órgãos.

Lazo, por sua vez, ressaltou a importância da visita e o compromisso de estreitar as relações, promover a troca de experiências e, por meio desses vínculos, reforçar o amor, o carinho e a amizade entre os dois povos.

Durante a conversa com o presidente do Legislativo angolano, Lazo lembrou a visita do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, em agosto de 2023, quando também foi recebido na Assembleia e discursou para os deputados.

Recordaram ainda o encontro entre Cerqueira e a vice-presidente do Parlamento cubano, Ana María Mari Machado, que chefiou uma delegação cubana em outubro de 2023, a qual participou da Assembleia da União Interparlamentar, realizada em Luanda.

Após a reunião entre os dois funcionários, as duas delegações realizaram uma troca fraterna na qual participaram os vice-presidentes do Parlamento angolano, os presidentes dos grupos parlamentares dos diferentes partidos políticos e outros membros da mesa executiva.

Também estiveram presentes, pelo lado cubano, o embaixador em Angola, Oscar León, o subdiretor geral de Assuntos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores, Ángel Villa, o diretor de Relações Internacionais do Parlamento, Jesús Mora, e o diretor de Comunicações, Enrique Moreno.

Foi um momento para compartilhar detalhes sobre a estrutura de ambas as assembleias e suas funções.

Lazo também elogiou a presença das mulheres e o papel do delegado de base em Cuba, um pilar fundamental do sistema do Poder Popular e da democracia cubana.

Ele comentou a proposta feita para acompanhar a comissão intergovernamental Angola-Cuba com uma comissão interparlamentar, o que permitiria estreitar as relações entre os dois órgãos.

Destacou que se trata de uma proposta que deve ser avaliada em ambos os parlamentos, mas que busca aprofundar os laços comuns.

“Nossas relações sempre foram muito efetivas, e as relações entre os dois países são baseadas em princípios, na história, na amizade dos líderes históricos dos dois povos: Agostinho Neto em Angola e Fidel Castro para os cubanos”, disse.

Esse é o nível ao qual devemos levar as relações entre os dois Parlamentos, observou ele, porque representamos nossos povos.

Ele enviou uma mensagem de afeto e compromisso a todos os angolanos e expressou a convicção de que juntos e unidos trabalharemos para alcançar os objetivos de uma vida melhor para nossos povos.

npg/kmg

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES