Em declarações exclusivas a Prensa Latina ao receber o título de Doutor Honoris Causa em Ciências Políticas da Universidade de Havana (UH), Fangming expressou sua confiança em que Cuba, seguindo o caminho do socialismo, está cada vez mais perto de um futuro mais próspero.
O presidente fundador e patrono do Instituto Charhar, um think tank chinês de renome internacional dedicado ao estudo da diplomacia e das relações internacionais, enfatizou que a honra da distinção também pertence a essa entidade e a todos aqueles que promovem os laços acadêmicos, culturais e comerciais entre os dois países.
Ele também enfatizou o desejo de expandir os laços de cooperação, amizade e interpessoais entre ambos os países e destacou o valor da diplomacia pública como elemento fundamental para garantir relações acadêmicas e culturais.
Faming anunciou que, no âmbito da 24ª edição do Festival do Habano, eles também promovem as relações econômicas bilaterais.
De acordo com a resolução que credencia o título, Fangming, uma figura importante da ciência na China, recebe o título em reconhecimento à sua contribuição para a promoção de intercâmbios humanísticos, cooperação econômica e comercial e diplomacia pública entre os dois países, bem como suas contribuições para o ensino superior nos campos de especialização correspondentes.
Emilio Duharte, professor da Faculdade de Filosofia, História e Sociologia da UH, ao explicar os motivos que o levaram a receber a alta distinção, referiu-se ao seu trabalho como membro do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC), do Conselho do Instituto de Relações Exteriores do Povo Chinês e de outras organizações importantes.
ro/ale/ebe