22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil: Lula visita a Guiana e participa da cúpula da Caricom

Brasil: Lula visita a Guiana e participa da cúpula da Caricom

Brasília, 28 fev (Prensa Latina) O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, completará hoje uma visita de dois dias a Georgetown a convite de seu homólogo guianense, Mohamed Irfaan Ali, e participará da cúpula da Caricom.

O Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, confirmou que Lula participará nesta quarta-feira na capital guianense como convidado especial do encerramento da 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom).

Ele indicou que o encontro aborda temas como desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional e “permitirá dar novo impulso às relações do Brasil com os países do Caribe”.

Segundo a fonte, durante a sua estadia de 48 horas o presidente brasileiro manterá reuniões de trabalho com Irfaan Ali e com o presidente do Suriname, Chan Santokhi, para discutir assuntos de interesse bilateral e trilateral.

“Os encontros proporcionarão a oportunidade de aprofundar o diálogo entre os países, com destaque para as áreas de energia e integração de infraestrutura física e digital”, afirma o Planalto.

Durante o primeiro semestre de 2024, a Guiana ocupa a presidência da organização.

Fundada em 1973, a Caricom procura promover a integração económica, o desenvolvimento social e a coordenação da política externa e a cooperação em segurança entre os seus membros.

É composto por Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.

Arquivos do governo brasileiro indicam que o comércio do gigante sul-americano com aquele bloco passou de um bilhão para 2,6 bilhões de dólares nos últimos dois anos.

Desse país, Lula viajará amanhã para São Vicente e Granadinas, onde participará, no dia seguinte, na capital Kingstown, da abertura da oitava cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Apesar de ser um dos fundadores dessa aliança, formada por 33 países, o anterior Executivo do Brasil (2019-2022), o do político de extrema direita Jair Bolsonaro, a abandonou.

A reintegração ao bloco foi uma das primeiras medidas de política externa de Lula no início de 2023, ao assumir o terceiro mandato.

Tal nomeação “acontece num contexto de revitalização da Celac, que após a saída do Brasil ficou paralisada por um tempo”, declarou a ministra Daniela Benjamin, diretora de Integração Regional do Ministério das Relações Exteriores.

“Nessa cimeira teremos a oportunidade de fazer uma avaliação dos progressos que estão a ser feitos e de saber como a cooperação se expandirá a partir de agora”, observou.

jha/ocs / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES