Na sede da organização multilateral, o chefe de Ciências Sociais e Humanas da organização e o alto funcionário cubano deram continuidade à reunião que tiveram em Havana há pouco mais de um ano, na qual discutiram a importância do esporte e da atividade física para uma vida saudável.
Vento e Ramos destacaram o compromisso das partes de continuar fortalecendo sua cooperação no setor, com o objetivo de contribuir para a realização da Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
A visitante, que estava acompanhada pela embaixadora cubana na Unesco, Yahima Esquivel, compartilhou as expectativas na ilha para a 60ª edição dos Jogos Escolares Nacionais deste ano e propôs a seu interlocutor que os prêmios a serem entregues aos jovens atletas tivessem o selo da Unesco.
Em declarações à Prensa Latina após a reunião, a presidente do Inder destacou o intercâmbio de critérios e assinalou que outro tema discutido foi o interesse da nação antilhana em promover projetos de benefício social através do esporte, com ênfase nas comunidades mais vulneráveis.
Também estamos trabalhando em algumas propostas para os Embaixadores da Boa Vontade da Unesco, que compartilhamos, acrescentou.
Com relação ao papel do esporte no desenvolvimento sustentável, ele lembrou que essa será uma questão importante na agenda da reunião de ministros a ser realizada em Paris nos dias 23 e 24 de julho, antes da inauguração dos Jogos Olímpicos na Cidade Luz (26 de julho).
Vento reconheceu a determinação da Unesco, reiterada pelo Diretor-Geral Adjunto Ramos, de promover o esporte na construção de sociedades mais inclusivas, resilientes e pacíficas, princípios que nortearam o lançamento da iniciativa Fit for Life Alliance em Baku, em 2023.
ro/wmr/mb