22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Peritos ligam a depressão ao consumo de alimentos ultraprocessados

peritos-ligam-a-depressao-ao-consumo-de-alimentos-ultraprocessados

Peritos ligam a depressão ao consumo de alimentos ultraprocessados

Londres, 29 fev (Prensa Latina) Segundo uma nova revisão de 45 meta-análises feitas ao longo dos últimos três anos, onde participaram quase 10 milhões de pessoas, o consumo de alimentos ultraprocessados foi associado a 32 efeitos nocivos para a saúde, incluindo um maior risco de doenças cardíacas, cancro, diabetes de tipo 2, assim como problemas de saúde mental e morte prematura.

Esta análise, uma das mais importantes nos últimos anos, envolveu peritos de múltiplas instituições como a Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos, a Universidade de Sydney e a Universidade Sorbonne, em França.

Então, “no geral, foram encontradas associações diretas entre a exposição a alimentos ultraprocessados e 32 parâmetros de saúde que abrangem a mortalidade, o cancro e os resultados de saúde mental, respiratória, cardiovascular, gastrointestinal e metabólica”, explicam os investigadores na publicação.

Para além disso, concluíram que “uma maior exposição a este tipo de alimentos foi associada a um maior risco de resultados adversos para a saúde, especialmente cardiometabólicos, perturbações mentais comuns e resultados de mortalidade”.

Resultados mais específicos mostram que uma maior ingestão de alimentos ultraprocessados estava “associada a um aumento de cerca de 50% do risco de morte relacionada com doenças cardiovasculares, um risco 48 a 53% superior de ansiedade e perturbações mentais comuns e um risco 12% superior de diabetes tipo 2”.

Revelam ainda que uma maior ingestão destes alimentos estava “associada a um risco 21% maior de morte por qualquer causa, um risco 40 a 66% maior de morte relacionada com doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2 e distúrbios de sono, e um risco 22% maior de depressão”.

Caso não saiba, o termo alimentos ultraprocessados refere-se aos produtos de pastelaria e aos snacks embalados, assim como a bebidas gaseificadas, os cereais açucarados e as refeições prontas a consumir. Porquê? Todos são submetidos a múltiplos processos industriais e contêm geralmente corantes, emulsionantes, aromatizantes e outros aditivos. Tendem ainda a “ser ricos em açúcar, gordura e/ou sal adicionados, mas são pobres em vitaminas e fibras”.

ro/cdg

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES