A implementação das decisões do Conselho e da Cúpula será analisada, bem como a materialização do tema escolhido para essa fase de trabalho, com foco no capital humano e financeiro como fatores-chave para a industrialização sustentável da região.
Outras questões a serem avaliadas são o progresso do Plano de Desenvolvimento Estratégico Indicativo Regional para o período de 2020 a 2030 e a implementação do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC (SHOC).
De acordo com as informações fornecidas, o Conselho também aprovará o Plano Institucional anual e o orçamento da Secretaria para o ano fiscal de 2024-2025.
O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, conduzirá os trabalhos da conferência na qualidade de atual Presidente em exercício do Conselho de Ministros.
A reunião será precedida por duas reuniões: o Comitê Permanente de Altos Funcionários da SADC, nos dias 4 e 5 de março, e o Comitê de Finanças, no dia 6 de março.
O Conselho de Ministros supervisiona o funcionamento e o desenvolvimento da SADC e garante a implementação de políticas e decisões. Ele se reúne duas vezes por ano e é composto por Ministros responsáveis por Relações Exteriores, Planejamento Econômico, Finanças ou Comércio dos 16 Estados Membros.
A Comunidade promove o crescimento socioeconômico sustentável e equitativo por meio do desenvolvimento de sistemas de produção eficientes, cooperação e integração mais profundas, boa governança, paz e segurança na região.
Botsuana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurício, Moçambique, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue e Angola são membros da SADC.
mem/kmg/bm