Em declarações à Prensa Latina, destacou que foi muito importante e esperançoso para ele ver o respeito e a proximidade que tanto as antigas como as novas gerações de italianos sentem pelo povo cubano e a sua luta para defender a sua soberania e os seus princípios.
O membro da Associação de Historiadores de Cuba e da União Nacional de Escritores e Artistas desse país (Uneac), relatou os resultados de sua viagem, que começou no dia 10 de fevereiro nesta capital.
A digressão incluiu apresentações do seu livro em Nápoles, Lecce, Brindisi, Cosenza, Perugia e Florença, nos dias 11, 14, 15, 17, 20 e 23, respetivamente, bem como em Milão, nos dias 25 e 27 do mês passado.
Límia Referiu-se à situação atual que Cuba enfrenta, vítima de um agravamento do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos, e de uma escalada de ações destinadas à subversão, para tentar minar o apoio maioritário do povo cubano ao seu processo revolucionário.
Neste último livro, muito bem recebido pela crítica e pelo público italiano, são destacados os planos imperialistas de criação de uma oposição interna, dirigida ao setor da cultura, com o emprego, como mercenários, de artistas escaladores, em busca de visibilidade mediática e económica. benefícios.
O historiador Nestas páginas trata da brutal ofensiva dos Estados Unidos para acentuar as dificuldades do quotidiano dos cubanos, somando ao bloqueio as campanhas mediáticas, na esperança de conseguir um surto social que em última análise justifique a intervenção militar direta.
Durante a atividade da última quinta-feira, que contou com a presença de membros de associações de amizade com Cuba, da comunidade de cidadãos cubanos residentes na Itália e membros do corpo diplomático acreditado neste país, a embaixadora de Cuba na Itália, Mirta Granda, destacou a importância destas apresentações.
Granda destacou que o destacado intelectual cubano, vice-presidente da Associação Nacional de Escritores da Uneac, autor de numerosos ensaios e meia dúzia de livros, trouxe em suas conversas “a voz e a verdade do nosso país, bem como os desafios e desafios que enfrentamos na defesa do nosso projeto social”.
mem/ort/ls