“É importante reconhecer isso para que possamos compartilhar valores”, disse Alonso no Diálogo Ministerial do evento, convocado pela Unesco, referindo-se à importância da cultura, informou a GlobeNewswire.
Como podemos criar melhores espaços para o diálogo intercultural? Sem cultura, perdemos nosso futuro”, disse Alonso na reunião, que vai até amanhã e que é organizada pelo Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi.
O painel se concentrou no conceito de “cultura como um bem público global”, destacado na Declaração para a Cultura, adotada por unanimidade na Conferência Mundial da Unesco sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável (Mondiacult), realizada no México em setembro de 2022.
A Mondiacult foi vista como um ponto de virada para a cooperação internacional sobre política cultural, e as partes interessadas aproveitaram a reunião de Abu Dhabi para analisar as tarefas propostas no México antes do próximo fórum de ministros da cultura, a ser realizado na cidade espanhola de Barcelona em 2025.
“A cultura será uma importante força motriz para a cooperação internacional nos próximos anos”, disse Ernest Urtasun, Ministro da Cultura da Espanha.
“Em um mundo fragmentado, precisamos da cultura mais do que nunca. Pedimos a todos os envolvidos nos setores culturais que trabalhem conosco para que esse seja um exercício bem-sucedido”, disse ele.
Embora as economias criativas globais estejam avaliadas em dois trilhões de dólares e sejam responsáveis por 50 milhões de empregos em todo o mundo, elas permanecem em grande parte inexploradas.
Os ministros insistiram na importância de tornar a cultura mais relevante no enfrentamento dos desafios que afetam os países em todo o mundo atualmente e, por essa razão, também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
npg/mml