Em declarações exclusivas à Prensa Latina, durante o cancelamento de um selo postal comemorativo do 11º Congresso da Federação de Mulheres Cubanas (FMC), Garrigó disse que o selo perpetua para a história e a filatelia do país o significado do evento e destaca o papel das mulheres cubanas em todas as tarefas.
Por sua vez, a integrante da secretaria nacional da FMC Yaneidys Pérez explicou que para o cancelamento foi selecionada a edição intitulada “1º Aniversário do desaparecimento físico de Vilma Espín”, desenhada pelo criador José A. Medina.
“Em seu desenho, são reproduzidas duas fotografias da eterna presidente da FMC: uma delas jovem, com seu uniforme verde-oliva, e a outra em seus últimos anos e, ao fundo, o logotipo adotado pela organização em 1967, que mostra a miliciana com uma criança no ombro e uma arma no braço”, disse ela. Ele acrescentou que o cachê no envelope recria a imagem da campanha do 11º Congresso da FMC, inspirada no slogan “Mulheres cubanas conquistadoras do impossível”.
Pérez enfatizou que o selo reconhece determinação e vontade das federadas de revitalizar e adaptar a organização de massa, fundada em 23 de agosto de 1960, às características atuais de seus membros e do país, para o desenvolvimento de políticas e programas voltados para o exercício pleno da igualdade das mulheres em todas as esferas.
Ao mesmo tempo, ela afirmou que a reunião nos permitirá multiplicar as lutas, promover a unidade na diversidade e construir uma organização cada vez mais próxima dos interesses das mulheres e de suas famílias.
ro/ale/ebe