“Cinco policiais foram detidos para que possam prestar declarações e tomar providências”, disse o diretor-geral do Regime Penitenciário da Bolívia, Juan Carlos Limpias.
De acordo com a promotora do departamento, Roxana Choque, os agentes sob investigação são acusados de violação do dever e incentivo à evasão.
Por sua vez, Limpias explicou que a Direção Penitenciária se tornará um denunciante para que tais agentes sejam processados e punidos “drasticamente” pelo número de fugas de prisioneiros.
No dia anterior, 17 detentos da prisão de Potosi escaparam do regime de segurança e fugiram em uma direção desconhecida.
No entanto, dois que tentaram deixar as fronteiras departamentais por terra foram capturados, de acordo com o Ministério Público.
A fuga incomum levou a polícia boliviana a ativar o Plano Z, em vigor nesta segunda-feira em todo o país, mas especialmente nos departamentos de Potosí, Oruro e Chuquisaca.
“Vamos recapturar esses prisioneiros (…), e também identificamos alguns cúmplices que são prisioneiros, que também estão sendo investigados”, disse Limpias.
ro/jpm