No marco de organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e os Brics, está sendo promovido o desejo de defender os princípios de justiça e independência na multipolaridade.
Durante a conferência parlamentar em setembro de 2023, o presidente russo Vladimir Putin frisou que ambos os polos são caracterizados pela busca de autonomia e liberdade.
Além disso, a Rússia está desenvolvendo ativamente os estados latino-americanos em setores como energia, agricultura, construção e tecnologias da informação.
“O comércio entre a Rússia e a América Latina cresceu 25% nos últimos cinco anos, e as exportações russas aumentaram 2,3 vezes com os produtos necessários aos países latino-americanos”, enfatizou Putin.
Na esfera cultural, há um aprofundamento dos laços com a organização de eventos como festivais e exposições.
As universidades russas também oferecem bolsas de estudo para estudantes da América Latina e realizam projetos de pesquisa conjuntos com suas universidades.
Em 7 de fevereiro de 2024, em Havana, no âmbito do 14º Congresso Internacional de Educação Superior Universidade-2024, foi discutido o desenvolvimento ativo da cooperação russo-cubana no campo da educação, o que serviu como um impulso para os laços históricos entre ambos os países.
Comentando sobre o evento, o Ministro da Educação Superior de Cuba, Walter Baluja, disse que os fortes laços entre as universidades de seu país e da Rússia contribuem para os laços.
Nos últimos meses, a Rússia tem dado prioridade ao aumento de sua aproximação com a região e está aberta a fornecer as áreas de cooperação.
ro/hoo