Nessas eleições, foram eleitos os 180 membros dos conselhos regionais: 45 conselheiros da região autônoma da Costa Norte do Caribe e o mesmo número da Costa Sul do Caribe, bem como seus suplentes, eleitos pela primeira vez, disse o bloco de integração da América Latina e do Caribe em um comunicado em X.
Os Estados membros da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) destacaram a “firme vocação democrática” do povo nicaraguense, no qual prevaleceram “a paz e a transparência”.
A Aliança expressou seu desejo de sucesso para que o país centro-americano continue a avançar no processo de transformação econômica e social, com base em “inclusão, justiça e equidade”.
A ALBA-TCP destacou os resultados obtidos pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) e reiterou suas felicitações ao povo e ao Governo de Reconciliação e Unidade Nacional da República da Nicarágua pela disputa eleitoral.
Um relatório do Conselho Supremo Eleitoral da Nicarágua declarou que o povo da costa votou em uma atmosfera de paz, segurança e coexistência pacífica, com um comparecimento de 48,31% dos cidadãos.
Os resultados oficiais indicaram que a FSLN recebeu 147.762 votos válidos, o que representa 88,95%.
mem/jcd/bm