Tanto a versão web como a versão móvel do Facebook e do Instagram ficaram inesperadamente paralisadas, surpreendendo os utilizadores que passam a maior parte do seu tempo nas redes sociais.
Vários meios de comunicação de diferentes países relataram o incidente a partir das 10h20 de terça-feira, o que fez com que #FacebookDown e #InstagramDown fossem tendência na rede social X, confirmando a queda da Meta, com sede na Califórnia, Estados Unidos.
A plataforma registou até 580.000 relatos de problemas entre os utilizadores do Facebook e até 92 mil para o Instagram.
O diretor de comunicação da Meta, Andy Stone, confirmou estes problemas sem explicar as causas e afirmou, através da X, que estavam a trabalhar para resolver os contratempos nos seus serviços e para que os utilizadores pudessem aceder normalmente a ambas as aplicações, que estão entre as mais utilizadas diariamente em todo o mundo para se manterem informados e comunicarem.
Estamos cientes de que existe um problema que afecta a ligação ao Facebook. As nossas equipas de engenheiros estão a tentar resolver a questão o mais rapidamente possível”, declarou o grupo no seu site, que dá conta de eventuais avarias.
Embora o WhatsApp seja também uma rede social associada ao Meta, a aplicação de mensagens instantâneas foi a única a manter-se firme neste incidente.
Cerca de 4 mil milhões de pessoas utilizam todos os meses pelo menos uma das plataformas do gigante das redes sociais Meta (Facebook, Instagram, Messenger, WhatsApp).
ro/crc/glmv