5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Slogan Pátria ou Morte em vigor em Cuba há mais de seis décadas

Patria-Muerte-1

Slogan Pátria ou Morte em vigor em Cuba há mais de seis décadas

Havana, 5 mar (Prensa Latina) Cuba Hoje mantém a vontade de resistir à agressão externa e tenta subverter o seu processo revolucionário levantando a palavra de ordem Pátria ou Morte, pronunciada por primeira vez há 64 anos Fidel Castro.

A frase foi dita na despedida do luto das vítimas da sabotagem do vapor francês La Coubre no porto de Havana (4 de março de 1960), na qual o líder histórico da Revolução mostrou provas do envolvimento do Governo dos Estados Unidos no crime e expressou determinação em enfrentar a crescente hostilidade de Washington.

O navio chegou à capital cubana com armas e munições adquiridas na Bélgica pela nascente Revolução para a sua defesa contra o aumento das agressões externas, e foi sabotado, resultando em cem mortos e ferimentos e mutilações a outras 400 pessoas.

Pátria Ou morte! desde então acompanhou as batalhas cubanas pela os seus direitos à autodeterminação, soberania e independência, em linha com o slogan Liberdade ou Morte, um dilema histórico que alimentou as guerras a libertação do colonialismo espanhol no século XIX.

A certeza de que “morrer poela pátria é viver” está contido desde 1868 no Hino Nacional, popularizado após a tomada de Bayamo (leste), quando o povo cubano o assumiu como seu chamado para lutar em busca da liberdade da pátria.

Tal determinação também está presente no obra Abdala (1869) do Herói Nacional José Martí quando se referiu: Para a pátria morrer em vez de vê-la do escravo bárbaro opressor covarde.

Atualmente há quem distorça a história e dê uma abordagem errada e oportunista à frase como parte da estratégia de descontextualizar os símbolos nacionais, dizem os especialistas.

Segundo a historiadora cubana Paula Ortiz, o slogan Não propõe que as pessoas queiram morrer, nem hiperboliza a morte, mas antes expressa que para defender a Pátria, se necessário, ele se oferece até a vida.

oda/evm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES