4 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bukele rejeita críticas do banco Barclay’s à economia salvadorenha

r--bukele

Bukele rejeita críticas do banco Barclay’s à economia salvadorenha

San Salvador, 6 mar (Prensa Latina) O presidente Nayib Bukele rechaçou nesta quarta-feira críticas do banco britânico Barclay's sobre economia de El Salvador como ativismo político disfarçado de análise de mercado.

“Os caras do Barclay’s ficaram simplesmente irritados com meu discurso na CPAC (Conservative Political Action Conference 2024), eles até mencionaram isso em sua “pesquisa”, disse o presidente.

Trata-se de ativismo político disfarçado de análise de mercado, e “provaremos que eles estão errados”, comentou o presidente na rede social X.

A instituição bancária europeia disse em um relatório na terça-feira que, nas atuais condições fiscais de El Salvador, não será possível chegar a um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no curto prazo, por isso recomenda a venda de títulos com vencimento em 2029.

Na conferência em Washington, Bukele disse que o governo dos EUA se financia com o dinheiro que imprime. Papel apoiado por papel, acrescentou.

“É uma bolha que vai estourar mais cedo ou mais tarde, advertiu ele. O caso é muito pior do que parece. Se a maioria dos americanos e o resto do mundo tomassem conhecimento dessa farsa, toda a confiança em sua moeda seria perdida. O dólar cairia e, com ele, a civilização ocidental, observou Bukele.

Em sua análise de mercado, intitulada “El Salvador: desempenho fiscal fraco e perspectiva fraca do FMI”, o Barclay’s reavalia as chances de o governo de Bukele chegar a um programa de assistência financeira com o FMI, pelo menos “não nos níveis de preços atuais”.

O banco considerou que o governo salvadorenho não chegará a um acordo fiscal de curto prazo com o FMI, dadas as condições fiscais atuais, recomendado que o governo venda títulos com vencimento em 2029.

Sem um acordo com a instituição financeira internacional, o Barclays recomendou que o governo vendesse os títulos de 2029, no valor de US$ 601,1 milhões, com um cupom de 8,62%.

Em outubro de 2023, o presidente comprometeu-se a consolidar um acordo com o FMI após as eleições de 2024 e garantiu que, até aquele momento, havia “negociações produtivas”.

O Barclays explica que os resultados fiscais corriam bem em novembro de 2023, mas em dezembro houve um deslize devido ao calendário eleitoral. O banco lembrou que o mercado de capitais ainda não está aberto para o retorno de El Salvador, que não coloca dívida desde julho de 2020.

O banco de investimentos do Reino Unido destacou que o governo salvadorenho se financia por meio de fundos de pensão após a reforma do sistema previdenciário em vigor em 2023.

Especialistas dizem que esse cenário, previsto por uma instituição financeira de renome como o Barclays, será um obstáculo difícil para os planos de Bukele de impulsionar a economia salvadorenha em seu segundo mandato, mas o presidente o considera “ativismo político”.

rgh/lb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES