O evento será realizado no Dia da Imprensa Cubana e reunirá perto de 100 representantes internacionais de 28 países.
O presidente da União de Jornalistas Cubanos (UPEC), Ricardo Ronquillo, disse em uma coletiva de imprensa que Cuba está mergulhada em processo de transformação do sistema de imprensa, visando mudar os modelos de gestão editorial e tecnológica, em meio a uma guerra de comunicações.
Ronquillo explicou que, junto com a transformação da mídia, foi lançada uma contraofensiva para articular a experiência comunicativa de Cuba com outros países de esquerda do mundo.
Diante desse cenário, acrescentou, a UPEC propôs a realização do Colóquio Internacional Pátria, prestes a chegar à sua terceira edição.
Ele explicou que o evento será desenvolvido no recinto da Pabexpo, na capital, juntamente com a 19ª edição da Convenção e Feira Internacional Informática 2024, devido à importância de unir o campo tecnológico com a criação de conteúdo.
Ele ressaltou que essa edição do Colloquium será uma oportunidade única para explorar a relação entre as novas tecnologias e a comunicação, já que, além de conferências, workshops e exposições com especialistas de todo o mundo, o Patria terá uma sala para a apresentação de projetos inovadores e uma sala imersiva (realidade virtual).
Ronquillo acrescentou que os participantes abordarão a necessidade de uma nova ordem internacional para a informação e a comunicação, bem como a necessidade de resgatar o relatório Mcbride, emitido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1980.
rgh/mks