Ontem, o Conselho Diretivo do Conselho Nacional Eleitoral do país vizinho anunciou que as eleições serão realizadas nessa data.
O responsável daquele órgão, Elvis Amoroso, revelou à imprensa o calendário da consulta, que terá a sua campanha entre 4 e 25 de julho, e afirmou que a direção nacional avaliou as diferentes propostas e recomendações aprovadas num documento de consenso na semana passada. Passar.
Amoroso destacou que a agenda inclui todos os requisitos constitucionais, legais e técnicos para celebrar as eleições presidenciais deste ano, as 31 desde a chegada da Revolução Bolivariana.
Destacou a participação neste processo de 97 por cento dos partidos políticos inscritos, que representam 85 por cento do voto popular da última votação realizada em Dezembro de 2021.
Isso significou que o manuscrito está enquadrado nos acordos de Barbados, assinados em outubro do ano passado entre a delegação do Governo à mesa de diálogo e a oposição Plataforma Unitária Democrática.
A data das eleições na Venezuela coincide com o aniversário do falecido presidente Hugo Chávez, falecido em 2013.
“Fiquei feliz que a eleição da Venezuela tenha sido marcada”, declarou Lula a esse respeito.
Questionado se é uma luta justa, ele respondeu: “O que disseram na reunião que tive na Guiana, na Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos), é que vão convidar observadores de todo o mundo. candidato da oposição tem o mesmo comportamento da oposição aqui, não vale nada.
A declaração foi dada pelo presidente brasileiro minutos antes de receber o chefe do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo em Brasília.
Fontes oficiais informaram que, no encontro, ambos os líderes abordaram a relação bilateral, as guerras na Faixa de Gaza e na Ucrânia, e a reforma da governação das instituições multilaterais, além do acordo entre o Mercado Comum do Sul e a União Europeia.
mem/ocs/bj