O fenómeno climático El Niño continua a atingir o Sul, uma região que tem estado invulgarmente quente desde fevereiro, com temperaturas médias superiores a 37 graus Celsius em áreas como as cidades de Long Khanh, Bien Hoa e Dong Xoai.
Enquanto alguns locais receberam pouca chuva, de cinco a 10 milímetros, outros não tiveram qualquer precipitação, notou o jornal inglês Vietnam News, segundo o qual as ondas de calor nesta região começam normalmente em meados de fevereiro, mas as deste ano ocorreram antes e cobriu uma área maior.
Segundo o chefe da divisão de previsão meteorológica do Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica, Nguyen Van HÆ°ong, citado pelo jornal de língua inglesa Vietnam News, intensas ondas de calor continuarão a ocorrer na região sudeste e sudoeste nas próximas semanas.
Esperam-se ondas de calor mais prolongadas em março, com uma temperatura média entre 0,5 e 1,5 graus Celsius acima do normal, atingindo os 39-40 graus Celsius, e apenas chuvas muito esporádicas. Entretanto, abril será o período mais quente, com 15 a 20 dias extremamente ensolarados, acrescentou o especialista.
As ondas de calor prolongadas e a seca já causaram intrusões mais graves de água salgada nos rios e erosão em áreas agrícolas no sul do país, com consequentes danos aos cidadãos e à agricultura.
Como consequência, ocorreu a subsidência de terras no Delta do Mekong devido aos baixos níveis de água nos rios e canais, em resposta ao que as autoridades locais estão a reforçar medidas para fazer face a este fenómeno, bem como para mitigar os seus impactos na produção. temporada.
Segundo o próprio Centro de Previsões Hidrometeorológicas, a intrusão de água salgada na estação seca 2023-24 será maior que o normal e atingirá o seu pico em abril, causando escassez do líquido vital em muitos locais, tanto para irrigação como para uso doméstico.
As províncias costeiras do Delta do Mekong constituem o maior centro de produção de arroz, frutas e frutos do mar no Vietnã.
oda/mpm / fav