Participando na sua inauguração na véspera, a vice-presidente do país, Raquel Peña, afirmou que a República Dominicana e a região das Caraíbas estão prontas para desempenhar um papel de maior liderança no atual contexto económico.
Da mesma forma, fortalecer os elos que promovem o investimento na cadeia de abastecimento, na diversificação dos mercados de exportação e no desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas (MPME).
O vice-presidente explicou que, neste momento, a região também tem múltiplas oportunidades em termos de transição energética, criação de emprego, alterações climáticas, segurança alimentar e preservação da biodiversidade, temas que serão discutidos no encontro até ao dia 10.
Ele sustentou que essas reuniões abrem espaço para fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e estratégias que permitirão que tanto o Grupo BID quanto os países membros tenham ferramentas mais eficazes para promover o desenvolvimento socioeconômico da América Latina e do Caribe.
Peña destacou que graças ao apoio e financiamento do Grupo BID, os países membros enfrentaram desafios complexos, através de iniciativas que estão gerando um impacto decisivo em setores-chave como infraestrutura, educação, saúde, transporte, agricultura e outros.
O evento de abertura também foi liderado por Ilan Goldfajn, presidente do Grupo BID, e Katharina Falkner-Olmedo, representante da organização no país, entre outras autoridades.
npg/mpv / fav