A pasta informou ainda que a taxa de incidência é de 635,2 casos por 100 mil habitantes.
O Distrito Federal é a região com maior incidência, seguido pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Goiás.
As mulheres são as mais infectadas (55,5 por cento) e a faixa etária mais afetada é a dos 30 aos 39 anos, seguida das que têm entre 40 a 49 e 50 a 59 anos.
Durante o chamado Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, realizado neste sábado, a ministra do setor, Nísia Trindade, anunciou que o Governo federal iniciará a vacinação de crianças contra diversas doenças em todas as escolas, inclusive a dengue, na segunda quinzena deste mês.
“Vamos organizar uma ação do programa Saúde nas Escolas, que é conjunto do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e conta com grande apoio do presidente (Luiz Inácio) Lula (da Silva)”, disse.
Em recente declaração à nação, Trindade destacou que a participação de toda a sociedade é fundamental, especialmente tendo em conta que cerca de 75 por cento das fontes do Aedes aegypti (mosquito transmissor) estão dentro das residências.
Segundo o coordenador de vigilância nos Laboratórios de Saúde e de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio, as mortes causadas pela dengue ocorrem por erros e poderiam ser evitadas.
Ele argumentou que é uma doença muito conhecida, que circula no Brasil há 40 anos e, por isso, “já tem uma certa intimidade”.
Venâncio apontou os três erros que podem levar à morte nos casos de dengue.
Em primeiro lugar, explicou, o paciente/família subestima a capacidade da doença e não procura atendimento em tempo hábil.
Posteriormente, o doente/familiar conhece a capacidade do quadro e busca atendimento, mas não consegue acesso ao tratamento, desistindo do atendimento devido à desorganização da unidade.
Por fim, o paciente/família tem conhecimento da gravidade da doença e procura atendimento, mas a gravidade do quadro clínico não é percebida pelos agentes ou ainda não foi expressa clinicamente.
Certa literatura médica afirma que os principais sintomas da dengue são semelhantes aos de outras doenças virais, que incluem: febre alta de início abrupto, que pode ser acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza e dor atrás dos olhos.
npg/ocs / fav