19 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cerca de 9.000 mulheres palestinas assassinadas em Gaza por Israel

Cerca de 9.000 mulheres palestinas assassinadas em Gaza por Israel

Ramallah, 7 de mar (Prensa Latina) Cerca de nove mil mulheres foram assassinadas pelas Forças Armadas israelenses na Faixa de Gaza desde outubro passado, informou hoje o Escritório Central de Estatísticas.

Num relatório por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se comemora amanhã, a organização estimou que as mulheres representam uma parte importante dos mais de 72 mil feridos.

Elas e os menores também representam a maioria das pessoas desaparecidas sob os escombros, observou.

O Gabinete detalhou que dos quase dois milhões de cidadãos que abandonaram as suas casas no enclave costeiro devido aos ataques israelenses, metade são mulheres.

Alertou para o futuro de mais de 60 mil grávidas no território, onde existe uma grave escassez de alimentos e medicamentos.

Cerca de 15 por cento delas são susceptíveis de sofrer complicações na gravidez e no parto, que são difíceis de tratar devido à falta de cuidados médicos, sublinhou.

O número de partos prematuros aumentou um terço devido a fatores como stress e traumas, enquanto alguns abortaram por medo, denunciou.

O relatório observou que as mulheres grávidas sofrem de desnutrição e desidratação, pois enfrentam uma grave pobreza nutricional, e afirmou que muitos dos seus filhos nascem com baixo peso e sofrem de problemas de saúde.

Precisamente, esta quinta-feira, a ONG ActionAid International anunciou que “as mulheres na Faixa de Gaza estão a dar à luz fetos nados-mortos, devido ao risco crescente de fome e ao colapso das operações humanitárias”.

Na semana passada, a ONU também estimou o número de palestinas assassinadas em Gaza desde 7 de outubro em nove mil.

É provável que este número seja inferior ao real porque os relatórios indicam que muitas delas morreram sob os escombros, alertou a ONU Mulheres num comunicado.

Embora esta guerra não perdoe ninguém, os dados confirmam que mata e fere mulheres de uma forma sem precedentes, sublinhou.

A organização das Nações Unidas detalhou que, ao ritmo atual, uma média de 63 pessoas são assassinadas todos os dias.

jha/rob / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES