O presidente da República, Miguel Díaz-Canel, e o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento), Esteban Lazo, reconheceram a carreira do veterano guerrilheiro e líder político cubano, que realizou várias tarefas confiadas a ele pelo líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.
“Feliz aniversário para o Comandante do Exército Rebelde Julio Camacho Aguilera, que comemora seu centenário hoje, com uma vida frutífera dedicada à Pátria e à Revolução”, escreveu Lazo X. escreveu Lazo X.
Camacho Aguilera estava entre os principais organizadores de uma revolta popular em 5 de setembro de 1957 em Cienfuegos (centro) e, após o fracasso da ação, fugiu da cidade e mais tarde se juntou ao Exército Rebelde.
Durante a luta armada contra a ditadura de Fulgêncio Batista (1952-1958), ele liderou um grupo insurgente nas montanhas da província oriental de Guantánamo.
Após o triunfo da Revolução liderada por Fidel Castro em 1959, foi nomeado Ministro Encarregado da Corporação Nacional de Transportes; também ocupou o cargo de Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba em várias províncias; e foi membro do Bureau Político da organização do partido por mais de uma década.
O Comandante Camacho Aguilera também possui o título de Doutor Honoris Causa concedido pela província ocidental de Pinar del Río.
mem/lld/bm