Em sua publicação semanal La lettre électronique Hebdo, que atinge milhares de assinantes em solo francês, o presidente fundador da organização, Roger Grevoul, especificou que a viagem a Cuba acontecerá de 17 a 28 de abril, com estadias de trabalho na capital Havana e a província de Cienfuegos.
A delegação contará com cerca de 40 membros, entre autoridades locais, empresários, representantes de forças políticas e sindicalistas franceses.
Criada em 1995, a CubaCoop promoveu dezenas de projetos de colaboração descentralizada na nação antilhana, em áreas como água e saneamento, energias renováveis, segurança alimentar, desporto e cultura.
Lançou também campanhas para ajudar a ilha em situações excepcionais, particularmente furacões e acidentes graves, bem como para apoiar setores da sua população face às consequências devastadoras do bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos.
A este respeito, no dia 9 de fevereiro, a associação francesa fez um apelo à doação de fundos para a compra de alimentos e bens de primeira necessidade para instituições particularmente vulneráveis devido ao impacto do bloqueio, incluindo hospitais, orfanatos e centros educativos.
Segundo Grevoul, até agora foram angariados cerca de 20 mil euros, graças ao contributo de uma centena de doadores.
Para quem ainda não teve a oportunidade de participar desta chamada, nós ligamos para você; os nossos amigos cubanos precisam de apoio na sua luta diária contra o bloqueio que lhes é imposto pelo vizinho poderoso e agressivo (os Estados Unidos), sublinhou.
jha/wmr / fav