A proibição temporária da venda de carne suína e produtos derivados foi implementada nas províncias da Huíla e do Bengo, enquanto a vigilância é mantida em Benguela.
No final de Fevereiro, mais de 500 animais foram afetados pela doença, também conhecida como cólera suína, no município da Humpata, na Huíla, onde foi confirmada a presença do vírus causador da doença através de análises laboratoriais realizadas na Namíbia.
Segundo as autoridades do Instituto dos Serviços Veterinários de Angola, este surto está controlado, no entanto, a morte de 100 animais no município do Dande, província do Bengo, devido a uma doença com características clínicas semelhantes obrigou a que fossem tomadas precauções.
Ainda não existem provas que confirmem a suspeita da presença de PSA no território, mas com vista a controlar a propagação, foi implementada a proibição da venda de carne de porco e seus derivados, bem como a proibição de entrada e saída de animais vivos da localidade onde os espécimes doentes foram detectados.
A peste suína é uma doença dos suínos altamente contagiosa e muitas vezes fatal, que não representa qualquer risco para a saúde humana, perante a qual se estabelece a sua notificação aos organismos oficiais de controle sanitário nacional e internacional.
Devido à sua rápida propagação, tem importantes consequências socioeconómicas.
jha/kmg / fav