A convite do seu homólogo, João Lourenço, o líder estoniano será recebido no aeroporto internacional 4 de Fevereiro pelo Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António.
A agenda em Luanda inclui reuniões de alto nível e uma visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde prestará homenagem ao fundador da nação, de acordo com o Jornal de Angola. Ele também participará do seminário executivo sobre Governo Digital, organizado pelo Instituto de Modernização Administrativa, onde serão apresentadas as experiências da Estônia sobre o assunto e a interoperabilidade na administração pública, a identidade digital e o guichê único de serviços públicos.
Sob o slogan Governo Digital para o Desenvolvimento Nacional, vários palestrantes de diferentes países participarão do seminário.
Angola e Estônia estabeleceram relações de cooperação bilateral em 1991 e, em abril do ano passado, assinaram um Memorando de Entendimento em Tallinn para fortalecer a cooperação bilateral em Governança Digital e Modernização Administrativa.
O Consulado Honorário da Estônia em Luanda foi inaugurado em 2023 para expandir os laços de cooperação em economia azul e tecnologia verde, com o objetivo de proteger os oceanos e aprimorar a parceria entre os dois países.
jha/kmg/bm