Isso, segundo o bloco, vai acelerar a entrega da assistência canalizada pelas organizações humanitárias, e o anúncio surge no contexto da visita do comissário de Gestão de Crises, Janez Lenarcic, ao Oriente Médio.
Durante a sua visita, o funcionário espera que a União Europeia (UE) reitere seu compromisso de mobilizar “todos os meios possíveis para fornecer ajuda humanitária aos palestinos necessitados”.
O comissário esloveno também disse que, durante sua visita a Israel, insistirá na urgência de uma garantia rápida de um aumento maciço na assistência a Gaza e dentro dela, com a mobilização simultânea de todos os canais possíveis para esse fim. Ele também alertou sobre o possível colapso e risco para o sistema humanitário após cinco meses de ofensiva no enclave palestino.
O Alto Representante da UE para Política Externa, Josep Borrell, disse que aqueles que se preocupam com a situação na Faixa de Gaza “devem pressionar o governo israelense para que conceda acesso humanitário desimpedido no local e não bloqueie os comboios”.
ro/dgh