Em nota publicada no site da empresa Autostrade per l’Italia (ASPI), responsável pelo desenvolvimento desse projeto, informa-se que o custo estimado da obra, que, quando for aberta em agosto de 2029, ligará as regiões oeste e leste dessa cidade da região da Ligúria, está estimado em cerca de um bilhão de euros.
O túnel submerso melhorará o fluxo de tráfego e “economizará aos motoristas mais de um milhão de horas de viagem todos os anos”, diz o comunicado, acrescentando que serão criados novos espaços na superfície, com três novos parques públicos em 10 hectares de áreas verdes.
Roberto Tomasi, diretor administrativo da ASPI, disse que a construção será “um trabalho complexo, um protótipo de uma nova maneira de pensar sobre infraestruturas, olhando para a mobilidade de amanhã e um futuro capaz de fazer com que a sustentabilidade ambiental, econômica e social ande de mãos dadas”.
O governador da Ligúria, Giovanni Toti, disse que essa iniciativa se soma às grandes obras em andamento que revolucionarão essa região do norte da Itália, ” visando tornar essa área atraente não apenas para turistas, mas também para investimentos, promovendo o crescimento”.
mem/ort