No sábado, Vingegaard consolidou sua liderança geral ao vencer a sexta etapa, disputada entre Sassoferrato e Monte Petrano, em uma distância de 180 km.
Vingegaard lançou um ataque inatingível a seis mil metros da exigente subida final para vencer a etapa rainha da Corrida dos Dois Mares, à frente do espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) e do australiano Jai Hindley (Bora-Hansgrohe).
O ciclista nórdico deu outra demonstração de superioridade em um trecho de três passagens de pontuação e a subida íngreme do Monte Petrano, de 10 quilômetros, com uma inclinação média de 8,1%.
Mais uma vez, Vingegaard administrou a corrida com perfeição para cruzar a linha de chegada sozinho, com o tempo de 4:31.57 horas, acompanhado por Ayuso e Hinley, que terminaram 26 segundos atrás do vencedor.
Pela América Latina, o mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates) terminou em quarto lugar, 36 segundos atrás do vencedor e continua em uma posição semelhante na classificação geral.
Antes de sua vitória parcial, o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) e o norueguês Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) tentaram surpreender.
Demorou algum tempo para que a fuga do dia se consolidasse, mas a 132 quilômetros do final ela era formada pelos franceses Axel Zingle (Cofidis), Julian Alaphilippe (Soudal-Quick Step) e Nans Peters (Decathlon-Ag2r), Carapaz, Ben Healy (EF Education-EasyPost), da Irlanda, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), da Polônia, Ivan Garcia (Movistar), da Espanha, Leknessund e Nikias Arndt (Bahrain-Victorious), da Alemanha, todos com uma vantagem de 2. 31 minutos.
Faltando 40 quilômetros para o final, restavam quatro ciclistas, Healy, Vingegaard, García e Leknessund, mas o percurso exigente deixou o norueguês e o equatoriano sozinhos na fuga, que a dois mil metros do final tinha uma diferença de 1,30 minuto.
Carapaz tentou ir sozinho e Leknessun não se segurou na subida do Monte Petrano para deixar sozinho o sul-americano, que não conseguiu parar o empurrão de Vingegaard, Ayuso e Hindley e desistiu da liderança.
Esse trio se distanciou do pelotão, mas o dinamarquês acelerou o ritmo novamente com outra demonstração de classe e superioridade para vencer a etapa e liderar Ayuso e Hindley por 26 segundos.
mem/am/mb